Pesca de espécies não nativas é liberada no Rio Doce, em Minas

Categoria: Minas , Criado em Quarta, 17 Maio 2017 14:38, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

A pesca de espécies não nativas, aquelas introduzidas artificialmente, está liberada na Bacia Hidrográfica do Rio Doce dentro do estado de Minas Gerais, conforme portaria do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A captura de espécies de ocorrência natural, isto é, nativas, segue proibida.

A pesca de espécies exóticas, de origem e ocorrência natural em outros países, e híbridas, resultantes do cruzamento entre diferentes espécies, também estão liberadas. Segundo o instituto, a medida tem objetivo manter o equilíbrio ecológico no rio, atingido por rejeitos que vazaram da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana.

O rompimento de Fundão ocorreu em 5 de novembro de 2015, sendo considerada a maior tragédia ambiental brasileira. O desastre provocou a morte de 19 pessoas. Mais de 40 milhões de m³ de rejeitos de minério foram despejados nos rios e chegaram até o mar, no Espírito Santo.

A portaria estipula uma limitação para a pesca amadora de 10 kg mais um exemplar de qualquer tamanho. Ainda segundo a portaria, em caso de captura acidental, as espécies nativas deverão ser devolvidos imediatamente à água.

De acordo com o IEF, a pesca na Bacia do Rio Doce estava totalmente proibida desde 1º de novembro de 2016, e a medida foi revista a partir de estudos sobre a recuperação populacional das espécies.


Estudantes de engenharia discutem o desenvolvimento do Brasil

Categoria: Minas , Criado em Quarta, 03 Maio 2017 07:30, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

Crea-Minas Júnior reúne estudantes da área tecnológica de todo o estado em seminário em Belo Horizonte, nos dias 05 e 06 de maio de 2017 

creia juniorNos dias 05 e 06 de maio de 2017, a cidade de Belo Horizonte vai receber a 14ª edição do Seminário de Jovens Lideranças. O evento, promovido anualmente pelo Crea-Minas Júnior, ligado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), tem como objetivo apresentar a importância da área tecnológica no desenvolvimento econômico e social do país, bem como promover a valorização profissional e a formação de jovens lideranças através das atividades desenvolvidas na programação do evento. O tema desta edição será “Área tecnológica como protagonista do desenvolvimento econômico e social”.

 

Para o presidente do Crea-Minas Júnior, estudante de engenharia de produção Maycon Juan, a escolha do tema mostra a importância da área tecnológica para os futuros engenheiros e recém-formados. “O engenheiro é formado para empreender e inovar e também ser participativo, o objetivo do evento é apresentar a área tecnológica como principal ferramenta para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do país”, ressalta Maycon.

O presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Jobson Andrade, fará a abertura do seminário, ministrando a palestra magna. A programação do seminário contará também com uma palestra sobre a "Conjuntura Econômica do Brasil", ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Paulo Bretas, além de outras palestras abordando temas como inovação e gestão, e sobre os Colégios do Crea-Minas.

Durante o seminário, também será apresentado os projetos desenvolvidos pelo Crea-Minas Júnior e o relatório com as ações da atual gestão, seguido pela eleição dos membros da gestão de 2017. O evento é voltado para membros do Crea-Minas Júnior e profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.  

 

Crea-Minas Júnior 

O Crea-Minas Júnior é um espaço para futuros profissionais e recém-formados que serve como mais um canal de interlocução com o Conselho, valorizando a profissão e enfatizando a ética profissional, além do desenvolvimento de jovens lideranças. O grupo, que possui 60 núcleos espalhados por Minas, promove discussões, debates, palestras, seminários e visitas técnicas sobre temas relacionados às diversas profissões regulamentadas pelo Conselho – engenharia, agronomia, geografia, geologia e meteorologia, tanto no nível técnico como superior.

 

Serviços 

Data: 05 e 06 de maio

Horário: Dia 05, 09h às 18h30 / Dia 06, 09h às 17h

Local: Sede Crea-Minas, Av. Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho – Belo Horizonte


Semana Santa mineira mistura tradição, peculiaridades e tecnologia

Categoria: Minas , Criado em Domingo, 29 Novembro -0001 20:53, Escrito por Agência Minas ,
Imprimir

Com apoio do Estado, por meio do Iepha-MG e secretarias de Cultura e Turismo, mineiros e turistas terão opções de celebrações para todos os gostos em 2017

 

semana santa 2015 abr ft sideney de almeida 15 1

 
As festas religiosas mineiras têm popularidade em todo país. Das famosas e grandes às miudinhas, são manifestações de religiosidade que conferem a Minas Gerais fama nacional.

Sozinho, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, por exemplo, recebe quase meio milhão de pessoas por ano, 5% do total de 8,1 milhões das viagens domésticas no Brasil motivadas pela fé, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). E é na Semana Santa o ápice desta expressão de ritos: quase 80% dos turistas visitam o santuário no feriado da Páscoa para participar da programação intensa que preenche todos os dias do feriado com missas, procissões, orações e, claro, a encenação da Paixão de Cristo.  

Leia mais...


Crea-Minas abre inscrições para segunda edição da Feicintec

Categoria: Minas , Criado em Quarta, 25 Junho 2014 07:35, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

feicintecAs inscrições para a segunda edição da Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec) começaram em 16 de junho e se estendem até 01 de setembro. Com o foco em inovação tecnológica, a Feira é promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) e tem como objetivos incentivar a criação, planejamento e execução de projetos, além de despertar novas vocações em estudantes de cursos da área tecnológica.

Leia mais...


Integração Nacional negocia implementação da Rota do Cordeiro em Minas Gerais

Categoria: Minas , Criado em Quarta, 25 Junho 2014 07:37, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

Produtores do Estado devem ser beneficiados já no próximo ano

 

cordeiro circuitoRespondendo à solicitação da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (ACCOMIG), o Ministério da Integração Nacional se reuniu, na última semana, com representantes da Câmara Técnica de Ovino-Caprinocultura do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa), para viabilizar a implementação da Rota do Cordeiro no Estado. Parte do programa Rotas de Integração Nacional e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, o projeto tem como objetivo promover a profissionalização do setor, com vista à inclusão produtiva e ao desenvolvimento regional.

Leia mais...


Inscrições para Feira Tecnológica do Crea-Minas se encerram em setembro

Categoria: Minas , Criado em Quarta, 27 Agosto 2014 18:01, Escrito por Divulgação ,
Imprimir

fuvest-vestibular-2012-38Estudantes de cursos da área tecnológica em Minas Gerais que desejam participar da segunda edição da Feira de Ciências e Inovação Tecnológica (Feicintec) têm até o dia 01 de setembro para se inscreverem na Feira. Com o foco em inovação, o evento é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) e tem como objetivos incentivar a criação, planejamento e execução de projetos, além de despertar novas vocações em estudantes de cursos como engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia. O evento será realizado entre outubro e dezembro de 2014 e contempla as 12 Regionais do Conselho no Estado. Com a iniciativa, o Crea-Minas pretende estreitar ainda mais os laços com as Instituições de Ensino, estudantes, profissionais e a sociedade.

Leia mais...


Polícia reforça procura por seis envolvidos na Operação Águas Profundas

Categoria: Minas , Criado em Segunda, 26 Maio 2014 19:25, Escrito por Agência Brasil ,
Imprimir

drogas pf 280 A Polícia Federal (PF) procura seis suspeitos de integrar uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas. Entre os foragidos da Operação Águas Profundas, deflagrada na última sexta-feira (23), está o homem que a polícia diz chefiar o esquema investigado há dois anos e meio.

Quatro suspeitos de fazer parte da quadrilha foram presos entre a última sexta-feira e o início da tarde de hoje (26). Segundo a assessoria da PF, duas prisões ocorreram em Goiás. As outras duas, no estado de São Paulo, durante o último fim de semana.

Leia mais...


Cemig é homenageada na capital por projetos socioambientais

Categoria: Minas , Criado em Quarta, 21 Maio 2014 15:07, Escrito por Agência Minas ,
Imprimir

cemig-e-homenageada-na-capital-por-projetos-socioambientaisA empresa venceu duas vezes o Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental por prever a redução de impacto socioambiental na construção de usinas

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi homenageada durante a entrega do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), em evento realizado nessa terça-feira (20/5), no Teatro Bradesco-BH Minas Tênis Clube. A empresa venceu duas vezes a premiação por prever a redução de impacto socioambiental na construção de usinas.

Leia mais...


Pai que sofre humilhação de filho adotivo pede medida protetiva à justiça

Categoria: Minas , Criado em Sexta, 08 Março 2013 15:04, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

Compareceu a delegacia a vítima V acompanhada de seu filho para registrar que seu filho adotivo W está perturbando o seu sossego, agride com palavras, ofensa, furta os objetos de casa e vende, ameaça de morte, dizendo que vai lhe dar uma facada e matá-lo, além de não cuidar da vítima que tem 84 anos. Segundo a vítima, ela esteve em observação na Santa Casa, devido a alteração de pressão e falta de ar, isso por passar tanta pressão psicológica por parte de W. A vítima informou que após sair do hospital e chegar em casa, constatou que W havia furtado seu cobertor que havia acabo de comprar. A vítima informa que W não respeita ninguém. A vítima está pedindo a saída do filho de casa.

 

 


Condutor bêbado bate em muro na Vila Zelinda

Categoria: Minas , Criado em Sexta, 08 Março 2013 15:05, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

No dia 02/03 o Sgt Tadeu e o Sd Marçal efetuaram a prisão do condutor de um veiculo, sendo que o mesmo teria colidido contra um muro próximo à rotatória do poli esportivo no Bairro Vila Zelinda. O condutor do veiculo apresentava fortes sintomas de ter ingerido bebidas alcoólicas e após a realização do teste de bafômetro, ficou constatado o índice de 0.52mg/l. O veiculo foi apreendido e encaminhado ao pátio de apreensões de Caeté, ficando a disposição da autoridade de transito, juntamente como condutor bêbado. Uma passageira do veiculo foi atendida na Santa Casa local, ficando em observação.

 

 


Casal sofre tentativa de homicídio

Categoria: Minas , Criado em Sexta, 08 Março 2013 15:06, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

Na madrugada do dia 04/03, o Cb Marco e Sd Eudes compareceram na Santa Casa de Caeté onde recebiam atendimento médico as vitimas de 23 e 24 anos, ambos atingidos de raspão por disparos de arma de fogo. Em dialogo com os militares, as vitimas relataram que se encontravam no interior do veiculo do rapaz quando em determinado momento, um veiculo Vectra ocupado por dois homens aparelhou ao seu lado e logo efetuou 07 disparos de arma de fogo; que atingiram de raspão braço e cabeça da vitima de 24 anos e o rosto da vitima de 23. Duas crianças, filhas da mulher, se encontravam no banco traseiro, contudo não foram atingidas. As vitimas não souberam explicar o provável motivo da tentativa de homicídio. A guarnição PM realizou rastreamento, porem não obteve êxito na localização do veiculo suspeito. O caso será investigado pela Policia Civil.

 


Crianças em situação de abandono são encaminhadas a Casa de Passagem

Categoria: Minas , Criado em Sexta, 08 Março 2013 15:06, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

No Dia 04/03 O Cb Valadares e o Sd Pereira Junior, em atendimento a uma denúncia anônima compareceram em um condomínio no Bairro Pito Aceso, onde haveria 04 crianças em situação de abandono. No local, os militares constataram que uma moradora do bloco 06, teria deixado seus filhos na companhia de outra pessoa, a qual saiu da residência, deixando as crianças sozinhas no apartamento.

No ato da chegada das conselheiras tutelares, verificou-se que os menores se encontravam molhados de urina e sujos.

As crianças foram encaminhadas para a Casa de passagem pelas conselheiras tutelares, que iriam aguardar uma decisão da promotoria da infância e juventude a respeito do caso.


Shineray bate em Fiat Uno na João Pinheiro

Categoria: Minas , Criado em Quinta, 14 Março 2013 10:37, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

O senhor A.P condutor do veículo Uno teria saído de sua garagem de marcha ré e momento em que ele iria convergir a esquerda da Avenida João Pinheiro sentido Centro/Bairro, veio em sua direção uma motocicleta em alta velocidade, vindo a colidir em seu veículo No momento do impacto, o condutor da motocicleta e o garupeiro caíram ao solo, na qual a polícia militar socorreu em tempo hábil ambos para a Santa Casa de Caeté, onde deram entrada e foram atendidos pelo médico de plantão. P.C teve um corte na perna esquerda e braço direito. A.T teve escoriações na mão direita. Em contato com o condutor da motocicleta, o mesmo informou que não tem habilitação e que a referida moto se tratava de uma shineray e não portava o documento da mesma, afirmando ainda que se responsabiliza pelos danos causados ao Fiat Uno, fato este presenciado por testemunhas. A motocicleta foi removida para o pátio de apreensões.


Detento é espancado por colegas de cela

Categoria: Minas , Criado em Quinta, 14 Março 2013 10:37, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

O detento foi espancado após os colegas de cela saberem que se tratava se um suposto estuprador.

O senhor Carlos, agente penitenciário foi até a delegacia de Caeté acompanhando o detento Adelvair, o qual alega ter sido espancado pelos detentos Flávio e Paulo. Segundo o autor Flávio, ouviu uma citação do oficial de justiça ao detento Adelvair de que o mesmo espancava e levava o filho menor para ser abusado sexualmente por um amigo e que tinha participação do próprio pai. Este fato causou revolta nos colegas de cela Flávio e Paulo, que espancaram causando corte na cabeça.


Taxista assedia passageira

Categoria: Minas , Criado em Quinta, 14 Março 2013 10:38, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

Uma corrida de Caeté ao distrito de Antônio dos Santos faz com que a passageira se sinta constrangida após ser assediada pelo taxista.

A vítima que não terá seu nome comprometido neste artigo relatou que foi assediada pelo taxista, onde o mesmo pediu para ver as suas partes íntimas, e também insistiu em que a mesma fizesse sexo com ele, que segundo a vítima , A.N é conhecido por este tipo de prática, fazendo isso com muitas mulheres que utilizam de seus serviços de transportes. A vítima pede providencias para que este indivíduo seja retirado deste serviço, manchando assim uma classe que sempre serviu muito bem.


Homem é agredido por dívida de irmão

Categoria: Minas , Criado em Quinta, 14 Março 2013 10:39, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

A polícia compareceu no condomínio Hibisco, onde o senhor E.R.C, um indivíduo conhecido por Tica que reside no mesmo condomínio, se aproximou dele e começou a cobrar uma dívida, tendo E dito que a dívida seria com o irmão dele e não com ele, tendo o autor desferido um soco na boca de E, causando uma lesão. O autor pegou o chinelo e o boné da vítima, entrou em um veículo Monza de cor preto e evadiu do local. Diante das informações, foi realizado um rastreamento pelos policiais com o intuito de localizar o autor, porém sem êxito.


Briga entre jovens termina na delegacia

Categoria: Minas , Criado em Quinta, 14 Março 2013 10:44, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

A presidente da Casa de passagem compareceu a delegacia de Caeté, acompanhando a menor C.A, para registrar que a menor é acolhida da instituição e foi liberada para passar o final de semana na casa da tia no condomínio Ipê, nesta cidade. Segundo a menor, saiu na data de domingo, por volta das 19 horas, com o consentimento da tia, porém ao chegar em um restaurante no bairro Quitandinha, foi agredida pela autora M.A, a qual rasgou seu vestido na frente de todos, deixando-a semi nua e arranhou seu rosto. Segundo a vítima, a agressão se deu devido ter recebido uma carona de um primo que é marido da agressora. A vítima pede providências.


Detento descumpre ordem e ainda faz ameaças ao agente penitenciário

Categoria: Minas , Criado em Quinta, 14 Março 2013 10:45, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

O agente penitenciário, Leandro Rafael, alegou que ao fazer a conferencia de presos dentro da penitenciária de Caeté, pediu licença para o preso Kleiton dos Santos, que estava na frente da porta da cela. Este respondeu dizendo que quem deveria sair eram os agentes penitenciários, pois Dalí mesmo onde estava, poderiam fazer a contagem. Diante dos fatos, foi advertido pelo mesmo agente, juntamente com o agente Elianderson. Mas o preso continuou a desacatar as ordens emanadas pelos agentes e ainda disse que era parente de militares. Também disse que ao sair da prisão iria acertar as contas com o agente penitenciário Leandro Rafael.


Corre atrás de cão e é atropelado

Categoria: Minas , Criado em Quinta, 14 Março 2013 10:46, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

Garoto sai correndo atrás de seu cão e é atropelado em Caeté. Ele teve fratura na perna esquerda

O condutor de uma motocicleta relatou aos policias que transitava quando reduziu a velocidade ao avistar um cachorro a sua frente, momento que a vítima G.R corria atrás do cão e ao passar repentinamente a frente da moto, não sendo possível evitar e vindo a atropelar a vítima. Segundo o condutor, foi acionado o SAMU, que compareceu e socorreu a vítima até a Santa Casa, tendo sofrido fratura na perna esquerda, a vítima G.R apresentava distúrbios mentais no decorrer do atendimento.


Falsa médica presa em Roças Novas após denúncia

Categoria: Minas , Criado em Quinta, 14 Março 2013 10:49, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

No dia 09/03, militares do 7º Pelotão coordenados pelo 2º Ten. José Wilson e com apoio da equipe de inteligência da 15ª Cia PM, compareceram em um hotel localizado em Roças Novas, onde realizaram o cerco e bloqueio a uma ambulância, sendo que a medica responsável apresentou um numero de CRM de outra pessoa. Durante averiguações acerca das denuncias, os militares descobriram que a falsa medica já havia se envolvido em outros fatos relacionados ao exercício irregular de medicina, tendo uma ocorrência sido registrada na cidade de Juiz de Fora. A equipe de enfermeiros e auxiliares que se encontravam juntos a medica alegaram desconhecer que mesma não fosse formada em medicina e todos seriam funcionários contratados de uma empresa que presta serviços de assistência medica em eventos. A ocorrência foi encerrada na Delegacia de plantão em Santa Luzia, onde a falsa medica ficou a disposição da autoridade policial, juntamente com os materiais apreendidos.


Rouba dez reais e gasta na “boca de fumo”

Categoria: Minas , Criado em Quinta, 14 Março 2013 10:49, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

No dia 10/03 os Cabos Valadares e Higino lograram êxito na prisão da autora de 33 anos que seguiu a vítima de 66 anos quando a mesma saía de um estabelecimento comercial e em um local de pouco movimento de pessoas a abordou e subtraiu desta a quantia de dez reais. A vitima chegou em casa e relatou o ocorrido para a filha de 43 anos, a qual saiu a procura da autora e a localizou em um local conhecido como “boca de fumo “ no bairro Deschamps. Os militares fizeram a condução da autora ate delegacia de plantão, tendo em vista que o dinheiro roubado não foi localizado; suspeita-se que a autora já o havia gastado com compra de droga.


PM prende condutor de motocicleta bêbado

Categoria: Minas , Criado em Quinta, 14 Março 2013 10:50, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

No dia 10/03 o Sgt Tadeu e o Cb Marçal efetuaram a prisão do condutor de uma motocicleta de 46 anos, sendo que o mesmo após realizar varias manobras irregulares no transito foi abordado nas imediações do bairro Centro. O condutor do veiculo que não possui habilitação ou permissão, apresentava sinais visíveis de embriagues e ainda se negava a cumprir as ordens dos militares quando da abordagem. A motocicleta com documentação irregular desde o ano de 2008 foi apreendida e encaminhada ao pátio local e o condutor preso e conduzido a Delegacia de plantão para os procedimentos de praxe.


Furtam veículo e sofrem acidente

Categoria: Minas , Criado em Sexta, 22 Março 2013 11:15, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

No dia 14/03 o Sgt Fabrício e Cb Pires compareceram no Bairro Pedra Branca, onde após várias denuncias anônimas, depararam com um veículo Omega capotado na Rua José Mariano. No local, populares relataram que os ocupantes do veículo após realizarem manobras arriscadas na via, vieram a danificar a grade de uma residência e pouco tempo depois a sofrerem o  acidente.

Leia mais...


Professora é ameaçada por aluno

Categoria: Minas , Criado em Sexta, 22 Março 2013 11:17, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

Compareceu na delegacia de Caeté, a vítima M.G, professora de uma escola na cidade, alegando que foi agredida verbalmente pelo autor J.H, que é aluno da escola, com palavrões e ainda teria utilizado de um estilete para tecer ameaças contra o seu maior bem jurídico tutelado, a vida.

Leia mais...



Pagina 1 de 17


Caete

Serra da Piedade será ponto de início da Romaria até Aparecida

A Serra da Piedade será o ponto de partida da Romaria 550 – do Santuário Nossa Senhora da Piedade ao...


Trilhas de Fé: Grupo percorrerá a pé caminho entre Serras do Caraça e da Piedade

O projeto “Trilhas de Fé” vai percorrer entre os dias 12 e 15 de Agosto o caminho entre os...


SHOW DE PRÊMIOS DA PADROEIRA DARÁ UM CARRO 0KM

Imagem ilustrativa Organizado pela Comissão de Festas da Padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso,...


Caeté passa a ter Companhia de Polícia Militar

O prefeito Lucas Coelho esteve em Sabará na manhã de quarta-feira, dia 19, acompanhado do...


© 2017 VcNaNet