Crianças e jovens de Santa Bárbara fazem caminhada contra dengue

Categoria: Politica Minas , Criado em Quarta, 03 Abril 2013 19:34 Escrito por Daniela Almeida - PMSB ,
Imprimir E-mail
ffsfsCerca de 250 crianças e adolescentes das escolas Chico Severino (municipal), Rodrigo de Castro (estadual) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participaram, no último dia 22 de março, de uma caminhada de conscientização contra a dengue.

 

A ação foi organizada pelo Programa Saúde da Família (PSF) do São Vicente/Campestre, em Santa Bárbara, com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da doença.

Na ocasião, os estudantes saíram em passeata do posto de saúde e caminharam por diversas ruas do bairro, carregando cartazes, adesivos e faixas e distribuindo panfletos para os moradores. Um carro caracterizado abriu a caminhada, de forma a alertar a população sobre as características do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

A caminhada foi uma das ações desenvolvidas pelo PSF para prevenir e combater o mosquito. Durante a semana, também foram realizadas palestras nas escolas com intuito de informar e sensibilizar crianças e jovens sobre a doença, sua forma de prevenção, contágio e sintomas.

Com aumento no número de casos suspeitos na cidade e região, a Prefeitura de Santa Bárbara continua alertando toda a população para manter as residências limpas e secas para que o mosquito não se crie. É preciso ficar atento com vasos de plantas, pneus velhos, garrafas, caixas de água abertas para que não se transformem em um criadouro do Aedes Aaegypti.

Ainda, é necessário prestar atenção aos sintomas da doença: febre alta, dor de cabeça, dor nos músculos, manchas avermelhadas pelo corpo e falta de apetite. Caso algum deles se apresente, é preciso procurar um médico imediatamente.

Também é preciso receber bem os agentes da dengue para que eles possam desenvolver o trabalho da melhor maneira possível.

Dengue - A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito,Aedes Aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.

Sintomas - Dor de cabeça; Dor nos olhos; Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus); Dor nos músculos e nas juntas; Manchas avermelhadas por todo o corpo; Falta de apetite; Fraqueza; Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.

Tratamento- A pessoa com Dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação do médico. A pessoa não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como, por exemplo, a aspirina e o AAS.

Combate- A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Ou seja: não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, bacias, pratos de vasos de plantas, entre outros.