Cemig é homenageada na capital por projetos socioambientais

Categoria: Minas , Criado em Quarta, 21 Maio 2014 15:07 Escrito por Agência Minas ,
Imprimir E-mail

cemig-e-homenageada-na-capital-por-projetos-socioambientaisA empresa venceu duas vezes o Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental por prever a redução de impacto socioambiental na construção de usinas

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi homenageada durante a entrega do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), em evento realizado nessa terça-feira (20/5), no Teatro Bradesco-BH Minas Tênis Clube. A empresa venceu duas vezes a premiação por prever a redução de impacto socioambiental na construção de usinas.

Na ocasião, o superintendente de Sustentabilidade Empresarial, Luiz Augusto Barcelos Almeida, recebeu placa de honra em nome do presidente da companhia, Djalma Bastos de Morais. A Cemig ganhou o Ciclo 2008 e o Troféu Destaque do mesmo ano com o projeto da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte, localizada no Triângulo Mineiro, e o Ciclo 2009 com a Usina de Irapé, no Vale do Jequitinhonha.

Neste ano, foram homenageadas as empresas vencedoras das edições anteriores do prêmio. Segundo o superintendente executivo do PMGA, Ronaldo Simão, a Cemig foi lembrada “não apenas por ter sido premiada duas vezes, mas por ser membro cativo do rol das empresas mais engajadas com o desenvolvimento sustentável”. Prova desse reconhecimento é a inclusão da Companhia no Dow Jones Sustainability World Index (Índice Dow Jones de Sustentabilidade), onde permanece, ininterruptamente, desde 1999.

A premiação

O Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental visa reconhecer publicamente as organizações que evidenciem não apenas práticas isoladas, mas sim, um sistema de gestão ambiental abrangente, que as conduza a elevados níveis de competitividade, sucesso e fomento do desenvolvimento sustentável.

Anualmente, quatro empreendimentos são premiados. As empresas candidatas são avaliadas com base em critérios como liderança, estratégias e planos, processos e resultados. O processo avaliativo acontece em duas partes: na primeira, a banca examinadora analisa os relatórios de gestão produzidos pelas concorrentes; na segunda, a banca visita as instalações das empresas para verificar in loco as informações contidas nos relatórios. Da soma das pontuações nas duas fases, são identificados os vencedores.