Justiça aceita liminar contra consumo irregular de horticultores

Categoria: Destaques , Criado em Quarta, 11 Outubro 2017 18:15, Escrito por ACPMC ,
Imprimir

pmc saae horticultores

O SAAE encaminhou à Comarca de Caeté uma ação judicial que pede providências quanto ao uso irregular e indiscriminado da água do Ribeiro Bonito por parte dos horticultores. Na petição inicial, a autarquia apresentou dados concretos que justificam e comprovam a irresponsabilidade dos produtores rurais quanto ao consumo da água do Ribeiro Bonito, que é a principal fonte de abastecimento de Caeté. A autarquia alegou que a captação de água de forma irregular vai contra o interesse público, já que os produtores visam o lucro, prejudicando 45 mil habitantes.

Leia mais...


Governo decide anular decreto que extinguia Renca

Categoria: Destaques , Criado em Segunda, 25 Setembro 2017 18:27, Escrito por Agência Brasil ,
Imprimir

amazonia renca desmatamento

O presidente Michel Temer decidiu anular o decreto que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). No final de agosto, ele havia assinado um decreto que acabava com a área e a decisão foi questionada por ambientalistas, artistas e repercutiu na mídia internacional. O novo decreto, anulando o primeiro, será publicado amanhã (26) no Diário Oficial da União.

Leia mais...


Justiça autoriza psicólogos a oferecer terapia de reorientação sexual

Categoria: Destaques , Criado em Terça, 19 Setembro 2017 08:53, Escrito por Agência Brasil ,
Imprimir

bandeira colorida lgbt

Um juiz federal do Distrito Federal autorizou, em caráter liminar, que psicólogos possam atender eventuais pacientes que busquem terapia para reorientação sexual. A decisão atendeu a uma ação de três psicólogos que pediam a suspensão de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que estabelece como os profissionais da área devem atuar nos casos que envolvam a orientação sexual de pacientes. O conselho irá recorrer da decisão.

Leia mais...


Explosão no metrô de Londres deixa 18 feridos

Categoria: Destaques , Criado em Sexta, 15 Setembro 2017 08:16, Escrito por Agência Brasil ,
Imprimir

policiais britanicos chegam a estacao do metro atingida por explosao wiill oliver agencia efe

Dezoito pessoas foram hospitalizadas nesta sexta-feira (15) com ferimentos causados pela explosão de um artefato em um trem do metrô de Londres. Vários passageiros sofreram queimaduras e cortes,  informaram os serviços de emergência. Os ferimentos dessas 18 pessoas não são graves.

Leia mais...


Investigações apontam prefeita como mandante em morte de jornalista

Categoria: Destaques , Criado em Terça, 12 Setembro 2017 22:34, Escrito por PC MG ,
Imprimir


homicidio santa luzia
O rastreamento de verba desviada de cofres públicos, aliado a análise de imagens de câmeras de segurança foram determinantes nas investigações conduzidas pela Polícia Civil de Minas Gerais que resultaram na prisão da prefeita de Santa Luzia, Roseli Ferreira Pimentel. Ela é apontada como mandante e financiadora do homicídio do jornalista Maurício Campos Rosa, dono do jornal O Grito. A vítima foi executada no dia 17 de agosto do ano passado, no bairro Frimisa, em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

roseli pimentel

Além da prefeita, foram presos durante operação policial, realizada na última quinta-feira (7), outros três suspeitos de envolvimento no crime, sendo eles David Santos Lima (conhecido como Nego), Alessandro de Oliveira Souza (o Leleca), e Gustavo Sérgio Soares Silva (o Gustavim). Um quarto envolvido, Paulo César Florindo de Almeida (o PC) ainda não foi localizado pela polícia.

A ordem de prisão foi expedida pelo desembargador da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Alexandre Victor de Carvalho, após parecer favorável do procurador de justiça Henrique da Cruz German.

Conforme explicou o delegado que coordenou o inquérito policial César Matoso, Roseli teria ordenado o crime após ser chantageada pela vítima. Maurício, que era aliado de Roseli, ameaçou inverter a linha editorial do jornal, divulgando críticas à gestão da então candidata ao cargo de prefeita, prejudicando-a assim em sua campanha eleitoral.

Ainda de acordo com as investigações, Roseli teria desviado R$ 20 mil reais dos cofres públicos para a execução do crime. Por meio de complexa manobra contábil, a prefeita teria garantido o dinheiro em fatura da Secretaria de Educação, destinada a compra de mamão, e compensado o valor por meio de recursos da Secretaria de Saúde.

Por essa razão, Roseli e a tesoureira da Prefeitura Municipal de Santa Luzia Mônica Maria Lara Augusto Rocha foram indiciadas pelo crime de peculato. A prefeita e Alessandro ainda irão responder pelo crime de peculato em virtude do desaparecimento dos pertences que estavam com a vítima no dia do homicídio. O funcionário da prefeitura Tarick Elias Bruck Campos e o policial militar Leonardo Lúcio Morais também foram indiciados nesse crime.

Dinâmica dos fatos

dinamica prefeita santa luzia

Três dias antes do crime, segundo as investigações, Maurício teria intensificado as ameaças contra Roseli, que contatou Alessandro para a execução do crime. No dia dos fatos, Alessandro e a vítima marcaram uma reunião na casa do suspeito. Maurício encontrou com Alessandro no caminho, e os dois seguiram então de carro até o local marcado.

 

Durante o trajeto, o veículo utilizado pelos executores chegou a ultrapassar o carro em que estava Mauricio, o que reforça a suspeita sobre a participação de Alessandro no homicídio. Após a reunião, Maurício foi abordado por Paulo César e atingido por cinco disparos de arma de fogo. Gustavo guiava o carro utilizado na ação criminosa, auxiliado por David.

O inquérito policial foi relatado na última terça-feira (05) e encaminhado à Justiça. Os presos irão responder pelo crime de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e com recursos que dificultou a defesa da vítima.


PIB cai 0,24% no segundo trimestre, diz pesquisa da FGV

Categoria: Destaques , Criado em Segunda, 21 Agosto 2017 09:44, Escrito por Agência Brasil ,
Imprimir

construcao civil 0489

O Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país), recuou 0,24% no segundo trimestre deste ano na comparação com o primeiro trimestre. A informação é do Monitor do PIB, divulgado hoje (21), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Leia mais...


Presos suspeitos de latrocínio no Morro Vermelho

Categoria: Destaques , Criado em Terça, 01 Agosto 2017 23:56, Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir

8544 coletiva latrocinio caete 9

Como desdobramento de uma investigação de latrocínio, ocorrido na zona rural de Caeté, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu preventivamente Júlio César Ferreira Martins, 18 anos, e Warlei Castro Ramos, 21, o “Lin”. Também foi apreendido um adolescente de 17 anos. Os mandados foram cumpridos na última quinta-feira (27).  Eles são suspeitos de roubo a um sítio e, ainda, de matar o caseiro Edson de Melo Costa, 56 anos. O crime ocorreu em março deste ano, na Estrada Morro Vermelho, bairro Pataquinhas, no município da região metropolitana de Belo Horizonte.

Leia mais...


PGR volta a pedir prisão de Aécio Neves ao Supremo

Categoria: Destaques , Criado em Segunda, 31 Julho 2017 18:40, Escrito por Agência Brasil ,
Imprimir

aecio tribuna

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou hoje (31) no Supremo Tribunal Federal (STF) com novo recurso pedindo a prisão do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A PGR pretende anular decisão anterior do ministro Marco Aurélio, que negou outro pedido de prisão e determinou o retorno do parlamentar,negou outro pedido de prisão e determinou o retorno do parlamentar, no mês passado, às atividades no Senado.

Leia mais...


Bandeira tarifária nas contas de energia de agosto será vermelha

Categoria: Destaques , Criado em Sexta, 28 Julho 2017 19:16, Escrito por Agência Brasil ,
Imprimir

energia eletrica 5

A bandeira tarifária a ser aplicada nas contas de energia elétrica em agosto será vermelha, patamar 1, com acréscimo de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira vermelha foi o aumento do custo de geração de energia elétrica. Em julho, foi aplicada a tarifa amarela às contas.

Leia mais...


Militares já estão operando nas ruas e avenidas do Rio

Categoria: Destaques , Criado em Sexta, 28 Julho 2017 19:04, Escrito por Agência Brasil ,
Imprimir

1085213 ffraz abr 2904161805

O reforço de 8.500 militares das Forças Armadas já está operando nas ruas e avenidas da Região Metropolitana do Rio, em seguida ao anúncio da operação, feito nesta sexta-feira (28), pelo ministro da Defesa, Raul Jungman.

Leia mais...


Juros básicos da economia voltam a um dígito depois de quatro anos

Categoria: Destaques , Criado em Quarta, 26 Julho 2017 18:39, Escrito por Agência Brasil ,
Imprimir

dinheiro

Pela sétima vez seguida, o Banco Central (BC) baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu hoje (26) a taxa Selic em 1 ponto percentual, de 10,25% ao ano para 9,25% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

Com a redução de hoje, a Selic chega ao menor nível desde outubro de 2013, quando estava em 9% ao ano. Essa é a primeira vez em que os juros básicos da economia retornam a um dígito em quase quatro anos. Desde novembro de 2013, quando o Copom elevou a taxa para 10% ao ano, a taxa estava em dois dígitos.

De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano, no menor nível da história. A Selic passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Somente em outubro do ano passado, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia por causa da queda da inflação.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA registrou deflação de 0,23% em junho, a primeira variação negativa do índice em 11 anos.

Nos 12 meses terminados em abril, o IPCA acumula 3%, a menor taxa em 12 meses desde abril de 2007. Para este ano, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece meta de inflação de 4,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto. A inflação, portanto, não poderá superar 6% neste ano ou ficar abaixo de 3%.

Inflação

No Relatório de Inflação, divulgado no fim de março pelo Banco Central, a autoridade monetária estima que o IPCA encerrará 2017 em 3,8%. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 3,33%, mesmo com o aumento dos tributos sobre os combustíveis anunciado na semana passada.

Até agosto do ano passado, o impacto de preços administrados, como a elevação de tarifas públicas, e o de alimentos, como feijão e leite, contribuiu para a manutenção dos índices de preços em níveis altos. De lá para cá, no entanto, a inflação começou a cair por causa da recessão econômica e da queda do dólar.

Crédito mais barato

A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores barateiam o crédito e estimulam a produção e o consumo em um cenário de baixa atividade econômica. Segundo o boletim Focus, os analistas econômicos projetam crescimento de 0,34% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) em 2017. No último Relatório de Inflação, divulgado em junho, o BC manteve a estimativa de expansão da economia para 0,5% este ano.

A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação.

 

infografia selic



Pagina 1 de 16


Caete

CÂMARA COMEMORA DIA DO VEREADOR

No último dia 6 (sexta-feira), a Câmara Municipal de Caeté reuniu-se em Sessão Solene para...


Furto de equipamentos derruba sinal da Vivo em Caeté

  O furto de equipamentos da Vivo, no Morro do Serrote, fez com que o sinal da operadora...


SGPAN faz evento de adoção de animais no Poli

  Foto: Cãozinho estará no evento de adoção   Quer um amigo e tem como cuidar bem dele? A Sociedade...


Zezé Oliveira diz que há razões políticas para a criação da CPI

O ex-prefeito Zezé Oliveira se manifestou, nesta quarta-feira (4), sobre a abertura de uma...