História da indumentária

Categoria: Caeté , Criado em Domingo, 30 Maio 2010 10:25 Escrito por Marcos Pessoa ,
Imprimir E-mail

tudo-sobre-pre-historia300px-nA indumentária é a arte do vestuário, é um conjunto de peças para vestir de determinada época, região ou povo que traduzem suas necessidades, costumes e cultura.

A roupa vem acompanhando o homem desde a sua existência, as civilizações primitivas já necessitavam da indumentária para sua sobrevivência. As primeiras peças foram confeccionadas através de peles de animais e o motivo principal para seu uso era a proteção contra o frio intenso.
1340Com a evolução do homem, evoluem-se também as roupas, que começaram a ser confeccionadas por tecidos de fibras vegetais e naturais, costuradas por agulhas de mão que foram consideradas a grande invenção da época.
Com o passar do tempo o homem começa a descobrir melhor seu corpo, passa a perceber suas curvas, formas e membros, daí a vestimenta também sofre grande transformação, as peças ganham modelagens mais elaboradas dando maior distinção de modelos entre o feminino e masculino.
lingerie_armaduraAs transformações no modo de vida do homem fizeram com que a roupa não fosse somente uma proteção, mas uma maneira de se expressar perante uma sociedade hierárquica já existente. A realeza, as classes mais abastadas e os escravos distinguiam-se também através do modo de se vestirem.
A indumentária participou e contribuiu muito em todo o processo de evolução dos povos. Tornando-se um facilitador para as descobertas históricas atuais, pois através da moda se expressa hábitos cotidianos e culturas de um povo.
moda-inverno-2009-colecao-galpao-8A moda contemporânea já é vista de outra forma, a roupa hoje faz parte do homem como um todo, ela expressa sua personalidade, sentimentos e a maneira como se vive. Não se esconde mais através da roupa, muito pelo contrario, tornamos cada vez mais transparentes a nós mesmos e aos olhos alheios.
E a história será sempre assim, homem e roupa evoluem juntos, confirmando mais uma vez a importância da indumentária no lapidar da humanidade.