Cuidar da saúde também é coisa de homem

Categoria: Cidade , Criado em Segunda, 09 Julho 2018 09:23 Escrito por ACCMC ,
Imprimir E-mail

saude homem 03

O município de Caeté conta hoje com atendimento na especialidade de Urologia, no Centro de Especialidade (Policlínica). São disponibilizadas 30 vagas semanais e os atendimentos são realizados todas as segundas-feiras.

No entanto, segundo apresentação do relatório quadrimestral detalhado da Secretaria Municipal de Saúde, no último dia 29, na Câmara Municipal de Caeté, dos 30 atendimentos disponibilizados semanalmente, não chegam a ser preenchidas 50% das vagas.

Acredita-se que isso se deve ao fato de que os homens, de um modo geral, preocupam-se menos em cuidar da saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, 55% da população masculina não tem o hábito de buscar consultas médicas porque acreditam que não precisam deste tipo de atendimento. 

Além disso, existe o preconceito masculino em relação ao exame de toque, essencial para a detecção precoce do câncer de próstata. O toque-retal dura apenas alguns segundos e serve para que o profissional identifique se há alguma alteração importante. A não realização deste exame pode levar a um diagnóstico tardio da doença, impossibilitando a abordagem terapêutica adequada e podendo levar até a morte.

Logo, cuidar da saúde também é coisa de homem. Como qualquer ser humano, os homens também adoecem e a Secretaria Municipal de Saúde oferece a assistência necessária para que eles possam ter melhor qualidade de vida, mantendo a sua saúde em dia.

As marcações das consultas com o urologista podem ser realizadas através dos postos de saúde e da Secretaria Municipal, no Setor de Regulação. Importante ressaltar que para fazer o agendamento, o paciente deve apresentar o encaminhamento médico.