20 anos a serviço da Igreja no ministério de bispo: peregrinos celebram aniversário da ordenação de dom Walmor

Categoria: Cidade , Criado em Segunda, 14 Maio 2018 09:22 Escrito por VcNaNeT ,
Imprimir E-mail

missa don valmor na serra da piedade

Os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, padres, diáconos e muitos fiéis leigos peregrinaram ao Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade para celebrarem, junto com dom Walmor, seus 20 anos de serviço ao povo de Deus no ministério de bispo.

Na Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira, todos participaram da Missa celebrada pelo Arcebispo. Dom Walmor diz que é um presente poder celebrar o aniversário de sua ordenação no “coração de Minas Gerais”, o Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais. “A densidade espiritual da presença de Maria é escola que nos convida para sermos discípulos e discípulas de Jesus, permitindo que encontremos o sentido das nossas vidas”.

Sobre a trajetória no episcopado, dom Walmor disse cultivar a alegria de ter nascido na Bahia, em Côcos. E ainda adolescente, vivido a oportunidade de seguir para Minas Gerais, onde se formou sacerdote, em Juiz de Fora, cidade onde, por 20 anos, exerceu o ministério sacerdotal. Dom Walmor se recordou também com gratidão dos seis anos em que esteve em Salvador, como bispo auxiliar e destacou a alegria de poder servir, há 14 anos, a Igreja na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Trajetória no episcopado

Dom Walmor foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia no dia 21 de janeiro de 1998, pelo Papa João Paulo II. No dia 10 de maio daquele ano, foi ordenado bispo, pelo cardeal dom frei Lucas Moreira Neves (1925-2002). Seis anos depois, em 2004, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte pelo Papa João Paulo II. O início de seu ministério foi no dia 26 de março de 2004.

Fonte: arquidiocesebh.org.br